Tradicionalmente o famoso do GPS é bastante assediado pelos amantes de viagens e também por inúmeras pessoas que buscam se localizar e encontrar restaurantes hotéis e os demais pontos turísticos. Porém você já imaginou como este GPS funciona? 


Os Primeiros satélites NAVSTAR-GPS que estruturaram o sistema de navegação entraram em funcionamento em 1978 e foram desenvolvidos pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América para uso militar. Em meados dos anos 1980, esse sistema foi aberto para uso civil, inclusive para outros países. Com essa medida, o monitoramento de veículos, levantamentos geodésicos e topográficos, entre outros. 

Embora inicialmente o uso tecnológico tenha sofro algumas limitações de precisão (a margens de erro abaixo de cem metros somente era corrigida com precisão máxima para fins militares), após o ano 2000 essas limitações foram desfeitas. É importante destacar que o GPS não é o único sistema de localização. Além dele, há o sistema russo GLONASS e o europeu Galileu (Este ainda em conclusão).

Para entender o funcionamento do GPS, precisamos considerar que ele é um sistema de posicionamento que depende de sinais enviados por uma rede de satélites, sobe o controle de departamento de defesa dos EUA. Os satélites levam 12 horas para completar uma volta em torno da Terra e encontram-se a cerca de 20.000 km de altitude. No início, a rede era formada por 24 satélites, porém a partir de 2008 passou a contar com muito mais.

O projeto foi estruturado de tal forma que pelo menos quatro satélites tenham seus sinais captados a partir de qualquer ponto da terra. Assim, os satélites transmitem um sinal de alta frequência (Com pacotes de informação) que indicam a hora precisa na qual cada um foi transmitido. Enquanto isso, os receptores em terra captam o sinal e determinam a posição, comparando a diferença de tempo entre a transmissão e a recepção do sinal. Desta forma, calculam a distancia de cada satélite. A medida que o objeto se desloca, a distancia em relação aos satélites também muda e provoca pequena diferença no tempo do percurso , que serve para atualizar a localização. 

Para calcular a posição chamada 2D, em latitude e longitude, o receptor utiliza sinais de três satélites e para fornecer a posição chamada 3D, em latitude, longitude e altitude, ele necessita dos sinais de quatro satélites. O receptor determina a distancia até cada um dos satélites, é possível o receptor determinar sua localização na superfície terrestre. Caso ocorra o processamento continuo da posição, o receptor poderá determinar o deslocamento e a velocidade. 
Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Oi, sou Gabriel Andrade, fundador do blog A Nerdologia, adoro séries sobre Vampiros, Bruxos ou algo místico, fã de Harry Potter, amo ler e principalmente escrever para meu blog, além de se divertir fazendo ilustrações, logos, etc... Sejam todos bem vindos a este mundo maluco que chamo de meu!

Gostou? Deixe um comentário:

0 comentários: