Hoje é um dia muito especial, é no dia 31/10/2014 que se comemora o Halloween, e sabe por que estou tão alegre? Se você já leu meu blog sabe que sou fã de Harry Potter, e com certeza deve saber que ele é um bruxo. Halloween é dia de sair por aí fantasiado, bater numa porta e dizer: "Doces ou travessuras". Esse é o sonho de muitas pessoas inclusive o meu, pena que não moro nos Estados Unidos, onde lá já é tradição, falando em sonhos, os Celtas acreditam que se um pedido for feito a meia noite do dia 31 ele tem 99% de ser realizado, então não vamos perder essa chance, "Já vou pensar no meu pedido". Estão prontos para saber algumas historias de Halloween?

O Halloween nem sempre teve esse nome, os celtas o chamava de "Samhain", como o Halloween vem antes do dia de todos os santos, a palavra vem da abreviação "All Hallows Eve". Esses povos acreditavão que esse dia marcava a transição das estações,  o período da plantação e colheita, nesta data realizava-se rituais de fertilidade e prosperidade para incentivar o crescimento da lavoura. No dia 31 acreditavam que como era uma "passagem de ano", não pertencia nem do ano velho tão pouco do ano novo, e o véu entre os vivos e os mortos caia, desde então os espíritos vagavam e procuravam corpos para possuir, era comum que nessa data todos apagar a luz e vestir trajes assustadores, tudo no intuito de assustar esses espíritos. 
O Celtas davam comida para esses seres malignos, para que assim eles não possam interferir com negatividade em suas vidas. Com o passar do tempo esse costume se modificou, agora eles davam alimento aos mendigos e em troca eles rezavam pelos entes queridos dos aldeões. Na Irlanda era realizada procissões para oferenda dos agricultores, aqueles que se recusava teria sua colheita amaldiçoada pelos espíritos, uma chantagem que originou a tão famosa frase: " Trick or Treat" "Gostosuras ou travessuras" nos Estados Unidos as mais famosas travessuras era escrever no muro ou tirar a tranca dos portões.

Significado dos Icones: 
Quando se fala em Halloween vem a mente "Abóboras, Gatos preto etc." 
A abóbora já é um ícone, quase o logotipo do Halloween, é a mais famosa referência, com orifícios que quando pronta lembra um demônio, "Jack o lantern" Segundo a lenda um homem chamado Jack, esculpiu uma cruz no tronco de uma árvore, prendendo o diabo em cima dela. Desse modo Jack fez um trato com o Ente Maligno: Se ele nunca o atormentasse, Jack apagaria a cruz do tronco e o deixaria descer da árvore. Depois que Jack morreu sua passagem pelo céu foi negada devido o pacto com o diabo, e também foi negado no inferno devido suas travessuras, entretanto o diabo concedeu a Jack uma única vela para iluminar seus caminhos, assim sua chama teria que ser preservada eternamente, então Jack a colocou dentro de um nabo oco, e esculpiu alguns furos para dar passagens a luz emitida pela chama. Portanto originalmente as lanternas eram feitas com nabos e não com abóboras, mas quando os imigrantes chegaram aos Estados Unidos encontraram por lá abóboras, que seria muito mais apropriado, desse modo ficou conhecida pelo mundo todo. 

Os Gatos:
Segundo os Druidas o gato era um animal místico, acreditava-se que as feiticeiras maléficas poderiam transferir a almas para seus corpos. Assim, muitos gatos eram sacrificados quando tinha suspeita que alguma bruxa estava sob seu comando. Os seres humanos eram transformados em gatos quando praticava algum ato desonesto, segundo esta crença.

O morcego também adquiriu a reputação de possuir forças ocultas, por sua habilidade de perseguir suas presas no escuro. O mamífero também mantinha as características dos pássaros (no ocultismo, símbolo da alma) e dos demônios (por ser noturno). Na Idade Média, acreditava-se que demônios transformavam-se em morcegos.

Máscaras e fantasias eram utilizadas para afugentar entidades malfeitoras. Além de alterar a personalidade do usuário, possuíam a propriedade de conectá-lo aos mundos espirituais. As cores mais comuns no Halloween são o laranja e preto. Elas estavam associadas à missas em favor dos mortos celebradas em novembro. As velas de cera de abelha tinham cor alaranjada, e os esquifes eram cobertos com tecidos pretos.

A historia do Halloween é basicamente essa, espero que tenha aprendido bastante, e um FELIZ SAMHAIN  a todos vocês, "Não precisa ter medo do desconhecido, apenas aceite e respeite"
Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Oi, sou Gabriel Andrade, fundador do blog A Nerdologia, adoro séries sobre Vampiros, Bruxos ou algo místico, fã de Harry Potter, amo ler e principalmente escrever para meu blog, além de se divertir fazendo ilustrações, logos, etc... Sejam todos bem vindos a este mundo maluco que chamo de meu!

Gostou? Deixe um comentário:

0 comentários: