Todos os dias milhares de pessoas criam seus perfis online em diversos sites, seja para compartilhar seus pensamentos, ou conversar e entreter-se com seus amigos, mas o que acontece com seus perfis quando o usuário falece?

Saiba o que acontece com perfis de pessoas mortas
Quando um usuário mantem suas informações de login privadas até mesmo para família, conseguir o controle de sua conta para obter informações ou excluir-la se torna uma missão muito difícil para amigos e até mesmo familiares. Quando nada se faz essas contas tendem a permanecer ativa ou até mesmo on-line. Para combater milhões de perfis ainda ativos, mas com usuários falecidos, aluns sites que armazenam informações implementaram politicas para aqueles que não se sente bem em ver perfis de entes queridos que já se foram disponíveis na internet.  

Aqui estão algumas medidas tomadas por plataformas mundialmente acessadas e bem ranqueadas; sugiro entrar em contato com o suporte para ganhar controle de uma conta ou exclui-la permanentemente:

Contando ao Facebook sobre uma pessoa falecida:

Quando se trata do Facebook você tem duas opções para lidar com contas de pessoas já falecidas, além da opção do contato recentemente introduzido na plataforma: 

Você pode optar por desativar uma conta em uma time-line, o Facebook basicamente deixa o perfil como ele é, mas impede que a página referenciada seja lembrada como um usuário ativo, ele também irá tomar algumas medidas para proteger a conta além de habilitar uma grande privacidade do usuário falecido. 

Outra medida que alguns amigos ou familiares podem tomar é deixar o perfil para uma memorização, onde todos podem postar seus sentimentos sobre o usuário, mas para isso você tem que enviar um Pedido de Memorização, deve fornecer a prova da morte, indicando um link para uma postagem com informações de óbito, de modo que o suporte pode investigar e por fim aceitar o pedido.

O Facebook também tem a opção de "fazer um pedido" onde quando feito por familiares é aceito imediatamente, a conta será excluída imediatamente, para isso é necessário preencher um pedido especial para pessoa falecida







Acessar a conta do Google de uma pessoa falecida: 

É raros os casos em que o Google permite acessar e controlar uma conta de uma pessoas que morreu, mesmo tendo todas as informações de óbito e de responsabilidade sobre o usuário, todavia ele também informa que investiga cuidadosamente todos os casos; permitindo assim que a "Pessoa autorizada" dê ordem de exclusão. 

Para isso é necessário enviar um fax ou Email para a Google com toda documentação e uma cópia da certidão de óbito, após uma longa revisão a empresa enviará um Email informando sobre a decisão, caso aceitarem a decisão irá automaticamente avançar para outros passos e politicas do processo.

Em 2013 o Google inaugurou o Gerente de Gontas Inativas, onde pode informar sobre perfis de usuários que já se foram.

E quando ao Twitter?

O twitter afirma claramente que não dá acesso a ninguém, independentemente do grau de parentesco do falecido, mas ele pode desativar uma conta caso for pedida por alguém extremamente próximo. 
Para isso é necessário uma cópia da certidão de óbito, nome do usuário e uma identificação emitida pelo governo, um certificado assinado com uma lista de informações adicionais, você pode encontrar aqui o apoio do Twitter

Caso nada disso acima for feito, o perfil do usuário permanecerá ativo durante um longo tempo mesmo não tendo nenhum tipo de atividade. 
Até a próxima Nerds!
Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Oi, sou Gabriel Andrade, fundador do blog A Nerdologia, adoro séries sobre Vampiros, Bruxos ou algo místico, fã de Harry Potter, amo ler e principalmente escrever para meu blog, além de se divertir fazendo ilustrações, logos, etc... Sejam todos bem vindos a este mundo maluco que chamo de meu!

Gostou? Deixe um comentário:

1 comments: