Titulo Original: Dear John
Titulo em Português: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010
Numero de páginas: 288

Sinopse: 

John é um soldado e durante uma das suas raras licenças ele conhece Savannah, uma universitária que estava passando as férias na praia organizando alguns trabalhos voluntários. Eles acabam se apaixonando, mas John precisa voltar para completar seu tempo no exército. Eles passam a se comunicar por cartas. Depois de meses eles se reencontram mas devido a alguns problemas no exército, John acaba se realistando, o que deixa Savannah muito magoada. Após um tempo, as cartas começam a serem cada vez mais raras e eles acabam perdendo o contato. Até que ele recebe uma carta de Savannah dizendo que acabou se apaixonando por outro homem. Quando John volta, descobre que esse tal homem era Tim, amigo de infância dela. E que ela se casou com ele porque ele a pouco tempo havia descoberto que estava com câncer e ele tinha um irmão autista, a mesma doença que o pai de John também tinha. O pai de John tinha uma coleção enorme de moedas, que após sua morte fica de herança pra John. Ele vende todas essas moedas e doa anonimamente para Tim, que consegue pagar o tratamento. Os anos se passam mas o amor de Savannah e John não acaba, todos os dias a noite ambos olham pra lua, assim por um momento parecem que estão juntos novamente, pois não importa em que lugar estejam. A lua deles serem será a mesma. 

"Minha Opinião"

Querido John sem sombra de dúvidas é um livro que te prende até o último momento, para mim é um livro com leitura bastante agradável. John ainda ama Savannah, porém sabe que ela nunca será dele como um dia fora antes. Savannah ao estar casada com Tim, ainda o ama, o que me faz pensar que ela está com o Tim apenas por compaixão, porém Nicholas deixa bem claro que sim, Savannah ama o Tim mas não tanto quanto ama o John. Quando comecei minha leitura, comecei a me prender no amor entre os dois, tudo era tão belo, tão puro, tanto que fiquei até a última página torcendo para que os dois ficassem juntos, o que óbvio, não aconteceu, mas o autor ainda deixou uma esperança, quando John vai visitar Tim, ele da permissão para ficar com Savannah se algo lhe acontecer, o que me deixa feliz em saber que eles podem voltar a ficar juntos. Como isso não acontece, resta-me apenas uma "depressão pós livro", sabe aqueles livros que te faz rir, chorar, ficar com raiva, é um emaranhado de emoções. Como não teve um Happy End, me fez refletir que a vida nem sempre é como gostaríamos que fosse, que nem sempre há finais felizes com cheiro de rosas vermelhas. Savannah na minha nada humilde opinião, "Pisou na bola" se ela amasse com mesma intensidade que John a amava não teria ficado com o melhor amigo, por mais que a situação seja difícil o amor tem que sobreviver ao passar por todos os obstáculos. Ao acabar minha leitura eu pensei "Como? o que? só podem ter rasgado as últimas páginas, como pode terminar assim?". Ao assistir o filme dá-se a entender claramente que Tim morre alguns anos depois do tratamento pagado pela doação anonima do John, assim deixando o caminho livre para eles reviverem este ardente fogo da paixão. 
Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Oi, sou Gabriel Andrade, fundador do blog A Nerdologia, adoro séries sobre Vampiros, Bruxos ou algo místico, fã de Harry Potter, amo ler e principalmente escrever para meu blog, além de se divertir fazendo ilustrações, logos, etc... Sejam todos bem vindos a este mundo maluco que chamo de meu!

Gostou? Deixe um comentário:

3 comments:

  1. Oie, Gabriel!
    Adorei sua resenha de Querido John. Um dia tentei assistir o filme, mas não fui muito longe, sabe? A história não me prendeu muito. Tanto que eu sequer imaginava que a Savannah estava casada com o melhor amigo do John. Hahaha Talvez um dia tente ler, mas já sabe, né? Não tem nada a ver com o que curto.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celly!
      Fico imensamente feliz que tenha gostado, pra corrigir a Savannah casa com o melhor amigo dela não com o melhor amigo do John, acho que não deixei isto muito claro, rsrs. Fico um pouco triste por não gostar deste tipo de leitura. Beijos!!! Queria muito que desse uma olhadinha no livro. :)

      Excluir
  2. Eu sou apaixonado pelos livros do Nicholas e esse foi o primeiro livro que eu li dele e fiquei apaixonado pela leitura e pela história, mas sou suspeito pra falar já que eu amo muito qualquer tipo de romance. Adorei seu blog.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir