Uma das grandes vantagens em se usar as redes sociais para promover um negócio é a sua alta relação de custo/benefício. Se usadas corretamente, as redes sociais trazem resultados fantásticos e, na maioria dos casos, gratuitos. Mas isso não significa que você não precise investir nelas – a diferença, aqui, é que você irá investir tempo, ao invés de dinheiro. Claro que para a maioria dos pequeno e micro empresários (bem como profissionais liberais e freelancers), até mesmo investir tempo é algo complicado, pois na maioria das vezes temos que cuidar de vários aspectos diferentes do negócio, não sobrando muito tempo para o marketing. Mas tudo bem, pois como veremos aqui, é possível promover o seu negócio com eficiência através das redes sociais, dedicando apenas uma hora por dia! Veja como: 

Escolha suas batalhas  

 Atualmente existem dezenas de redes sociais, de todos os tipos e para todos os gostos, onde você pode gastar todo o seu tempo online. Para você, faz mais sentido escolher as duas ou três mais usadas pelo seu público-alvo, e focar seus esforços apenas nestas. Se você realmente não tem muito tempo, escolha e se foque em apenas uma rede social, na qual você poderá ter uma melhor conexão com seus clientes. Homem indeciso

Decida qual o seu conteúdo 


 

Parte de qualquer estratégia de mídia social bem sucedida é fornecer conteúdo de qualidade. Isso não significa que você tem que escrever longos posts todos os dias, mas decida que tipo de conteúdo que você criar com regularidade e ainda assim manter a qualidade. Talvez você possa gravar vídeos curtos de 2-3 minutos e postá-los no YouTube; talvez você poça fornecer breves insights no Twitter; ou talvez você possa compartilhar fotos incríveis no Facebook. Escolha o tipo de conteúdo que você está confortável e que a sua audiência gosta de receber. 

Decida como compartilhar 

 

Há muitas maneiras de postar conteúdo em um site e tê-lo automaticamente distribuído em outros lugares. Como fazer isso depende do conteúdo que você está criando e onde você o irá postar. E seja qual for o conteúdo que você irá postar, você pode criá-lo em blocos e agendar o seu compartilhamento em intervalos, usando ferramentas como o Buffer ou o HootSuite. Tem uma tarde livre? Crie o conteúdo para toda a semana e programe-o para ser postado nos horários de pico dos seus canais

Mantenha-se atualizado 

 

Não importa qual seja a sua área de atuação, em um dado momento, existe alguma novidade acontecendo, algo que seja importante que você fique sabendo e que poderá ser de interesse dos seus seguidores. Mantenha-se atento ao que está acontecendo de importante e interessante no seu mercado, isso também irá lhe dar ideias sobre conteúdo que você poderá criar. 

Separe um tempo para a interação 

 

O verdadeiro segredo para ter sucesso nas redes sociais está na interação e nas conversas reais que você tem com as outras pessoas. Reserve algum tempo todos os dias para falar com elas, compartilhar seu conteúdo e ser, acima de tudo, autêntico. Trabalhe para atingir novas pessoas e construir sua rede de contatos. Como falamos no começo, trabalhar com as redes sociais é uma troca; você pode obter uma grande exposição, a um custo muito menor do que através de outros métodos promocionais. No entanto, as redes sociais requerem um investimento de tempo, ao em vez de custar dinheiro. E uma vez que você adquira o hábito de usar as redes sociais diariamente e configurar algumas ferramentas para tornar seu trabalho mais fácil, você vai descobrir que esta troca vale muito a pena!

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Oi, sou Gabriel Andrade, fundador do blog A Nerdologia, adoro séries sobre Vampiros, Bruxos ou algo místico, fã de Harry Potter, amo ler e principalmente escrever para meu blog, além de se divertir fazendo ilustrações, logos, etc... Sejam todos bem vindos a este mundo maluco que chamo de meu!

Gostou? Deixe um comentário:

0 comentários: